Tecnologia

Quando os drones são aliados da segurança pública

O desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul com as chuvas e cheias dos principais rios e lagos precisou de um grande aparato de segurança e alta tecnologia na busca por pessoas desaparecidas ou em situação de isolamento.

Uso do drone no Rio Grande do Sul

Considerada uma das piores tragédias naturais e ambiental dos últimos 40 anos, a cheia no Rio Grande do Sul já deixou mais de 150 mortos até a presente data, e outras 150 pessoas estão desaparecidas. A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou à disposição um drone com alta tecnologia para ajudar nas ações de socorro no RS.

Ações de segurança pública

Segurança pública é um conjunto de ações, planos e projetos que são elaborados e colocados em prática pelos governos dos respectivos estados e no Distrito Federal para garantir a ordem pública e a incolumidade das pessoas, conforme previsto na Constituição Federal.

As forças de segurança públicas estão utilizando tecnologias para apoiar no resgate das pessoas, incluindo os drones, equipamentos capazes de localizar vítimas sem colocar em risco os agentes de segurança em terra, que em muitos casos precisam de uma localização mais precisa para mapear as áreas alagadas.

Tecnologia no resgate de vítimas

Com uma visão privilegiada em solo, os policiais e demais agentes de segurança usam os drones para diversos fins na tragédia humanitária no Rio Grande do Sul, sendo uma delas a localização de pessoas para que seja feita o resgate, seja por meio de barcos ou em helicópteros.

Tais equipamentos já são chamados de “terceiro olho” dentro das operações policiais e de socorro médico emergencial. Enquanto os homens fazem o trabalho em terra na busca por desaparecidos e ilhados, outra equipe, por meio do posto de comando e controle — usam as imagens dos drones para melhor distribuir a tropa em regiões onda não há como chegar devido aos alagamentos.

O drone em eventos críticos

Os equipamentos utilizados são de uso das polícias civil e militar, além de outros equipamentos usados por outros órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil.

Com ampla capacidade de voo e com câmeras de visão noturna, os drones são tecnologias necessárias em eventos de grande proporção, principalmente por cobrir uma grande área com visão em tempo real que chegam nas bases de controle. Eles já foram usados em outros cenários de crise humanitária no Brasil, como no rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

_____________________________________
Izaías Sousa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version