Inteligência

Técnicas de espionagem industrial e empresarial em análise

Em uma primeira abordagem sobre a espionagem industrial e empresarial, vamos comentar sobre uma das atividades mais antigas da história, seja em tempo de guerra ou em tempos de paz, seja praticada por governos na defesa do estado — ou praticada por empresários na busca de resultados econômicos e de segredos de mercado.

Espionagem Industrial e Empresarial

A espionagem industrial e empresarial ganhou espaço na era de grandes avanços tecnológicos, e com tendência de crescimento sem limites.

Quando tratamos de espionagem e inteligência, devemos fazer a separação dos temos no sentido de diferenciar ambos, já que não são atividades semelhantes, pelo menos no âmbito que separa a legalidade da ilegalidade.

Enquanto a inteligência é uma técnica aplicada em uma investigação ou dentro do aparato de segurança pública, por exemplo, cujos objetivos é o de coletar dados para a produção de respostas para determinados problemas, a espionagem faz uso de atividades ilegais para a produção de conhecimento às margens da lei ou que qualquer código de ética.

História da Espionagem

Desde os primeiros homens que povoaram a terra, a espionagem era empregada como um meio de garantir o sustento, a caça, a moradia e a defesa de territórios mais promissores no campo da agricultura e da pecuária, em sua forma mais rústica e inicial da espionagem.

Como a espionagem é a “arte de infiltração” para obter informações sensíveis e protegidas, sua eficiência se esbarra na forma de sua evolução ao longo dos anos. Milhares de anos atrás, a espionagem era uma técnica usada de forma simples, já que não havia ferramentas e tecnologias tão avançadas como as existentes hoje.

Técnicas Aplicadas na Espionagem

Ela se baseava na destreza do olhar do agente, na técnica de persuasão, na compreensão dos ambientes sondados, e na forma de como uma tribo poderia subjugar seus concorrentes para usufruir de seus bens.

Hoje, a espionagem industrial e empresarial é praticada por especialistas e estrategistas em todas as áreas de conhecimento, incluindo na análise de mercado.

A atividade de espionagem tem ao seu dispor modernos equipamentos capazes de obter dados digitais e físicos de forma imperceptível, tanto no ambiente espionado quanto a longa distância por meio da internet e redes de satélites dedicados.

Tecnologia Aplicada

Assim como as forças de segurança têm ao seu dispor equipamentos de última geração para a produção de inteligência, os espiões também possuem seus próprios dispositivos na coleta de informações empresariais e industriais que atenda aos interesses propostos pelos contratantes.

Tais equipamentos podem interceptar muitos alvos, tais como: e-mails, dispositivos eletrônicos de informática, de telefonia, de conversas em aplicativos, de produção de fotos e vídeos de forma remota, e até a obtenção de informações documentadas hospedadas em servidores em nuvens, por exemplo.

A Arte da Infiltração

Além do uso dos equipamentos de alta tecnologia de espionagem, os agentes usam outras técnicas para alcançar seus objetivos no mercado industrial e empresarial, como a infiltração de agentes na empresa, corrompendo funcionários, membros da direção e até fornecedores, tudo para que os objetivos sejam alcançados no menor espaço de tempo e da forma mais eficiente possível.

As informações que são alvos dos espiões podem ser vastas, podendo ser um segredo industrial, um produto que ainda será explorado por uma empresa, relatórios financeiros, plantas, projetos de produtos, instalações e outras. Toda ação de espionagem tem um objetivo claro: obter informações que tem muito valor comercial ou estratégico.
______________________________________
Izaías Sousa
Especialista em Segurança Corporativa

Exit mobile version