Inteligência

Abin coleta dados para auxiliar ações no Rio Grande do Sul

Mapeamento de riscos e coleta de dados para auxiliar as forças de segurança pública e o Gabinete de Gestão de Crises do Governo do Brasil vem sendo realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio Grande do Sul.

Abin no Rio Grande do Sul

A coleta de dados acontece em tempo real, monitorando os indicativos sobre a infraestrutura afetadas pelas chuvas e cheias dos rios e lagos naquele estado, o que provocou a morte de centenas de pessoas e deixou outros milhares desabrigadas.

Esta é uma das funções da Agência Brasileira de Inteligência, ou seja, a de produzir dados que possam alimentar com informações o governo brasileiro no sentido de orientar onde, quando e como os recursos e outras ações podem ser empregadas em momentos de crises ambientais e climáticas.

Ações da Abin

As ações da ABIN são executadas de forma permanente. O trabalho abrange, por exemplo, a análise de infraestruturas críticas e dos impactos socioeconômicos decorrentes das inundações.

Com os dados coletados por meio de inteligência do órgão, os ministérios e demais setores da União são acionados para, se necessário, colocar à disposição os recursos disponíveis que visem a proteção das pessoas atingidas pelas cheias.

Repercussão internacional

Desta forma, enquanto há coleta de informações sobre o cenário no RS, outros dados também são coletados em relação a repercussão do caso em outros países, o que pode gerar grande impacto no campo diplomático, podendo, inclusive, ser favorável ao governo brasileiro, ou refletir de forma negativa diante de uma crise humanitária, mesmo que seja provocada por um fenômeno climático.

O que são dados e inteligência?

A produção de inteligência é um conjunto de ações que têm como base a coleta de dados, que posteriormente são transformados em inteligência, podendo usar vários tipos de materiais, informações ou produtos, como fotos, vídeos, capacidade de resposta do estado para gerenciar uma crise, meios necessários para o controle de situações de riscos, ações de segurança pública em atividade naquele local e outros.

Os dados coletados pelo serviço de inteligência são todas as fontes necessárias para subsidiar o governo na tomada de decisões em eventos críticos, ou que ameaçam a soberania do território brasileiro e sua capacidade de resposta para os eventos críticos.
____________________________________________
Izaías Sousa
Especialista em Segurança

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version