Segurança Pública

Questão social na segurança pública em comunidades de riscos

Uma questão emblemática, porém, deve ser discutida em todas as esferas, ou seja, a questão social na segurança pública em comunidades e favelas, também conhecidas por favelas.

Segurança em comunidades

O grande dilema das autoridades e dos gestores públicos se esbarra em vários aspectos que durante décadas não foram capazes de solucionar. A questão da segurança pública nas comunidades e nas favelas ainda é o maior gargalo na gestão de segurança pública que seja eficiente, e ao mesmo tempo promissora, com pouco impacto na vida das dos cidadãos que não têm relação com qualquer tipo de crime.

As incursões policiais em comunidades debilitadas pela pobreza e por questões sociais afetam não somente a segurança física das pessoas que vivem em tais lugares, mas também, a saúde psicológica da comunidade, formada, em sua grande maioria, por pessoas trabalhadoras, e que também são vítimas dos grupos criminosos.

Ações sociais na segurança pública

Viver em favelas e em comunidades não estruturadas no ponto de vista governamental vem sendo uma sentença de morte para milhares de pessoas. Se é preciso que haja operações policiais no combate ao crime, é preciso também ações e estratégias dos gestores públicos para que os programas sociais possam alcançar as crianças e jovens, evitando que eles sejam aliados de traficantes e de milicianos, o que mais cedo ou mais tarde pode ser uma grande realidade.

No olhar de algumas autoridades e gestores políticos, as favelas e as comunidades são locais onde vivem os negros e pardos, o que, segundo as pesquisas, são os que mais morrem em confronto com a polícia ou em operações de segurança pública que terminam com o resultado morte.

Atividades do estado nas favelas

Combater o crime é uma atividade do estado, o que ninguém pode negar. Por outro lado, levar oportunidades de emprego e renda é outra realidade que os gestores devem lidar além das incursões policiais, a começar por programas de capacitação profissional, investimento em instituições de ensino, incluindo faculdades e outros investimentos reconhecidamente eficazes na guerra contra o crime.

_____________________________________________________

Izaías Sousa
Especialista em Segurança Pública

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version