Tecnologia

O futuro da segurança pública com a inteligência artificial

Com a chegada da inteligência artificial (IA), os vários processos de segurança pública podem sofrer grandes mudanças que vão melhorar a capacidade de resposta técnica e operacional na segurança, tornando uma ferramenta aliada em várias situações, cujos limites ainda são incertos.

Inteligência Artificial na Segurança

Os algorítmicos da inteligência artificial podem ser comparados como micro soldadinhos dentro de qualquer processo de segurança, tornando ações que hoje são impossíveis em possibilidades reais e promissoras.

Hoje, já é possível, por meio da inteligência artificial, mapear e identificar pessoas por meio de reconhecimento facial, ainda que no meio de uma grande multidão, o que torna as ações de vigilância e busca por pessoas um processo ágil e muito seguro, com pouco margens de erro.

Na identificação de pessoas, documentos e cenários

É possível, ainda, utilizar a IA nas ações de inteligência, quanto a identificação de pessoas, na reconstituição de imagens, leitura de expressões corporais, comparação de voz, caligrafia, gestos e outras nuances de grande relevância no processo de segurança e de inteligência.

Com o surgimento da IA, em curto ou em médio prazo, os agentes de segurança terão em mãos ferramentas sofisticadas para realizar mapeamento de áreas de risco, prevendo cenários antes, durante e depois de uma catástrofe climática, por exemplo, além de equipamentos capazes de fazer leitura de documentos para identificação de sinais de adulteração, tudo por meio de dispositivos eletrônicos portáteis.

Inovações previsíveis com a IA

Dispositivos como o GPS, por exemplo, foram criados com base em inteligência artificial, além de outros softwares que temos hoje, capazes de antecipar ações que o usuário deve tomar no sentido de tornar o trabalho mais ágeis e com menores margens de erros.

Na atividade de segurança pública e mesmo na segurança privada, a inteligência artificial ainda promete grandes inovações que vão facilitar os trabalhados das forças policiais e de socorro, o que pode, inclusive, resultar em alguns pontos negativos, ou seja, ocupar o espaço de pessoas em alguns setores, o que também já é previsível.

Identificação e reconhecimento

Em outro cenário, podemos prever o uso da IA no desenvolvimento de equipamentos e softwares usados em vários processos de inteligência, identificação, reconhecimento, análise de cenários, no caso de perícia criminal, cálculos complexos para área de segurança, estimativas, produção de relatórios, boletim de ocorrências, inquérito policial e em outras atividades ainda previsíveis e também incertas.

Exit mobile version