Com as mudanças climáticas cada dia mais previsíveis por meio dos vários sistemas tecnológicos disponíveis, incluindo uma vasta rede de satélites que fazem a leitura em tempo real das condições do tempo, a segurança da aviação está em risco mesmo diante de tantos avisos tecnológicos.
Segurança da aviação
As chuvas acompanhadas por ventos e raios sempre foram uma ameaça para os tripulantes e passageiros, porém, os riscos contra a segurança da aviação tendem a aumentar caso algo não seja feito em médio e longo prazo.
Com as mudanças climáticas que causam grande destruição em várias partes do mundo, o setor da aviação enfrenta também um de seus piores momentos em relação à segurança dos voos.
Turbulências
Um dos incidentes mais assustadores para a tripulação e para os passageiros já são bem conhecidos, que são as turbulências, algumas delas podem terminar com passageiros feridos e alguns até mortos.
Exemplo disso foi a turbulência que a tripulação do voo SQ321 da empresa Singapore Airlines de Londres, que deixou uma pessoa morta durante o voo, resultado de um ataque cardíaco.
Dados em números
Segundo estudo sobre segurança a aviação, foi constatado que o número de turbulências registrados entre os anos de 1979 a 2020 aumentaram em 55%.
Como não há equipamentos específicos para prever tais eventos antes e durante o voo, os pilotos usam as informações meteorológicas para traçar a rota ou horário mais seguro, isso quando é possível, já que, para os voos comerciais, não há como alterar horários ou rotas de forma tão simples e sem congestionar os aeroportos e o próprio controle do espaço aéreo.
____________________________________________
Izaías Sousa