A profissão do Instrutor de Segurança Privada é pouco conhecida no mercado brasileiro, porém, o que muitos não sabem, é que o profissional instrutor pode atuar em várias áreas da formação de Agentes de Segurança, incluindo nos cursos de Formação de Vigilantes.
Instrutor de Segurança
Para atuar como Instrutor de Segurança Privada, é preciso um registro junto à Polícia Federal (PF), órgão que controla o setor, incluindo os cursos, treinamentos e reciclagem dos vigilantes.
A profissão é regida pela Portaria Nº 18.045, de 17 de abril de 2023, e pela Portaria N.º 14, da CGCSP da Policia Federal, por força da Lei 7.102/83, que regulamenta a atividade da Segurança Privada.
Credenciamento do Instrutor
O credenciamento do Instrutor de Segurança deve seguir algumas normas estabelecidas nas respectivas portarias, incluindo as disciplinas que podem ser ministradas pelos instrutores, o que vai depender de sua área de formação, seja em nível técnico ou superior.
As disciplinas são:
Par cada uma das atividades descritas acima, é preciso que o profissional tenha comprovação de formação na respectiva área em que pretende se credenciar.
Validade do Credenciamento
O requerimento de credenciamento deve ser feito de forma presencial ou virtual, quando o instrutor vai emitir toda documentação solicitada no ato da inscrição, que deverá ser encaminhada à DELESP ou na DPF.
O credenciamento tem validade de 5 anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. Nenhuma empresa de Segurança Privada poderá contratar instrutores sem o devido credenciamento junto a Policia Federal.
Formação específica
Para o credenciamento, é necessário possuir formação em Gestão de Segurança Pública e Privada; ter Formação em nível Superior na área do Direito, Especialização ou Mestrado na área de Segurança Privada, além de atender os requisitos técnicos em relação às disciplinas que que o instrutor irá ministrar.
_________________________________
Izaías Sousa