O mercado da segurança da informação está crescendo cada vez mais e com novas exigências por parte dos profissionais da TI. Com novos ataques cibernéticos sofisticados e inovadores, os criminosos usam programas de criptografias e de invasão dedicados para burlar sistemas e furtar dados pessoais e empresariais.
O que é a segurança da informação?
A segurança da informação é um conjunto de ações voltadas para proteger dados empresariais e pessoais contra as ameaças cibernéticas. Porém, há uma nova forma de compreender a questão da segurança da informação, que está partindo para o lado físico, e não somente digital.
Proteger informações das pessoas deve ser um dos programas oferecidos pelas empresas de segurança, de fornecedores de produtos ou serviços, levando em consideração que, tanto os dados digitais das pessoas quanto suas informações de forma físicas devem ser protegias. Podemos citar informações e dados físicos os documentos, vídeos, fotos, ativos e outros.
Profissionais da segurança da informação
Desta forma, a segurança da informação trabalha para proteger os ativos das empresas e dos usuários. Os pilares deste modelo de segurança são: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.
Dentro das modalidades bases descritas acima, os profissionais que podem trabalhar no setor de segurança da informação são: Gestores de Segurança; Profissioanais da TI; Analistas de Segurança e demais profissionais com a devida formação na área.
O que são riscos e vulnerabilidades na TI?
Em relação aos riscos, o setor da Tecnologia da Informação vai atuar no sentido de prever riscos corporativos no sentido de promover a segurança da rede contra invasões, perdas de dados sensíveis, acesso não autorizados de pessoas em sistemas de informática dentro da empresa, prevenção de ataque hackers e outros.
O que precisa ser protegido?
Como descrito acima, a segurança da informação não trabalha apenas com dados digitais, como historicamente foi ensinado. O profissional que atua no setor sabe que, para proteger qualquer tipo de informação, é preciso levar em consideração que as informações não são apenas digitais, mas também físicas.
Desta forma, as empresas de segurança privada e corporativa precisam de inovação tecnológica para atuar de forma conjunto por meio dos gestores de segurança empresarial e analistas.
Proteção dos valores e da imagem da empresa
No setor da segurança da informação, o que se pretende não é apenas a proteção dos dados digitais ou dos ativos da empresa. É preciso criar programas internos para promover a proteção da imagem da corporação, evitando que ela seja comprometida por meio do vazamento de dados, por exemplo.
_____________________________________
Izaías Sousa