Segurança Corporativa

Conheça o mercado de trabalho para o Gestor de Segurança

Para conquistar o mercado de trabalho, o Gestor de Segurança deve percorrer um longo caminho e dedicando horas em estudos para conhecer de forma mais profunda a profissão.

Gestor de Segurança

No Brasil, há centenas de faculdades que oferecem o curso de Gestão de Segurança para jovens e adultos, porém, há uma grande lacuna nas grades curriculares, como veremos a seguir.

O mercado da Gestão de Segurança é carente de profissionais realmente habilitados, o que é diferente de possuir um diploma ou um certificado de Gestão de Segurança Pública e Privada (GSPP). Os currículos abordam temas mais voltados para o Direito e Segurança Pública, sem módulos práticos e até técnicos sobre normas, regulamentos e rotinas que devem ser dominadas pelo profissional.

Curso de Gestão de Segurança

Na verdade, as empresas estão vendendo cursos com o olhar na preparação para concurso público, principalmente para a carreira policial, sem que haja módulos que ensinam o aluno sobre o processo de gestão de segurança na prática, incluindo matérias como:

O Mercado da Segurança Pública e Privada; o Processo de Inteligência na Gestão de Segurança; a Prevenção de Acidentes; o Gerenciamento de Crises na Segurança; a Figura do Gestor na Mediação de Crises; a Gestão de Segurança na Proteção de Bens; do Patrimônio e das Pessoas, entre outros temas de interesse dos futuros profissionais.

Profissionais capacitados

No Brasil, as médias e grandes empresas não têm o hábito de contratar Gestores de Segurança, pois, na maioria das vezes, o referido profissional é reconhecido como sendo o Técnico de Segurança do Trabalho, que também é um Gestor de Segurança, porém, com treinamento voltado exclusivamente para as normas e rotinas da segurança do trabalhador.

Por outro lado, médias e grandes empresas contratam advogados e contadores que também atuam como Gestores de Segurança Jurídica e Econômica, mas, também, não são os profissionais indicados para os demais processos de segurança empresarial, sejam dentro das empresas públicas ou privadas.

Segurança Corporativa e Empresarial

Todos são importantes no processo de proteção empresarial, mas, na prática, nem todos conhece o verdadeiro perfil do Gestor de Segurança — e suas habilidades na proteção da imagem da empresa, na marca que ela produz, e nos riscos corporativos cada dia mais ameaçadores, como os crimes cibernéticos, estelionatos, crimes contra a imagem da corporação, desvio de insumos e produtos, falhas de segurança na linha de produção, de distribuição de estoque, dentre outros.

O Gestor de Segurança pode atuar em uma vasta linha de proteção dentro de uma organização, sendo ele um profissional que deve ser tão eficiente quanto os demais que prestam serviço dentro da corporação, incluindo no departamento pessoal, no setor de recrutamento de funcionários, no sistema de vigilância privada, seja ela própria ou terceirizada, no sistema de compliance e outros setores.

__________________________________________
Izaías Sousa
Especialista em Segurança Corporativa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version