Segurança Privada

Conheça o mercado da Segurança Pessoal Privada (VIP)

O mercado da segurança pessoal privada vem ganhando simpatizantes e pessoas interessadas em trabalhar na área. Neste artigo, vamos abordar alguns conceitos da profissão que ainda é uma das mais atrativas no mercado da segurança privada.

Mercado da Segurança Pessoal Privada

Filmes campeões de bilheteria conseguiram faturar bilhões com a figura do Agente de Segurança Pessoal, que também é conhecido por “Guarda Costas”. O que muitos não sabem, é que, para exercer a profissão é preciso passar pelo Curso de Formação de Vigilante.

Fora desta regra, somente policiais com capacitação em segurança pessoal podem exercer a atividade, desde que estejam à serviço do Estado, fazendo a proteção de autoridades, por exemplo.

Curso de Segurança Pessoal

O policial não pode exercer a profissão de segurança pessoal (VIP) enquanto estiver no exercício da atividade como agente público, ou mesmo fora de serviço. Após passar pelo curso de formação de vigilante, o interessado deverá, após um ano do curso de formação, passar também pelo Curso de Extensão em Segurança Pessoal Privada (SPP).

Com a formação e com o curso de extensão, o profissional já está habilitado para trabalhar, desde que esteja contratado por uma empresa de segurança privada devidamente registrada junto à Policia Federal.

A profissão é regida pela Portaria Nº 18.045, de 17 de abril de 2023, e pela Portaria N.º 14, da CGCSP da Policia Federal, por força da Lei 7.102/83 que regulamenta a atividade da Segurança Privada.

Na prática, mesmo tendo formação na área com o Curso de Vigilante e com o devido curso de extensão, o profissional não pode trabalhar como segurança pessoal sem um contrato com uma empresa de segurança.

O que faz um Agente de Segurança Pessoal?

Um Agente de Segurança Pessoal é o profissional habilitado para proteger autoridades, artistas, empresários, personalidades, políticos e demais dignitários. Além de proteger pessoas importantes, o “Guarda Costas” pode proteger qualquer pessoa, independente se ela é famosa ou um cidadão anônimo.

Na prática, qualquer pessoa pode contratar o serviço de segurança pessoal por meio das empresas licenciadas, bastando pagar os valores cobrados pelo serviço por meio de um contrato.

Quanto custa o serviço de um segurança pessoal?

Tudo vai depender de uma série de fatores, alguns deles são: Qual a finalidade da proteção? Quantos agentes serão empregados na missão? Quantos dias vai durar a vigilância pessoal? Quais os riscos envolvidos na operação? Quantos veículos serão necessários? Essas são algumas perguntas que serão feitas no momento da contração do serviço.

Que tipo de arma o segurança pode usar?

Atualmente, o profissional da segurança pessoal pode usar pistola calibre .380, e pistolas de calibre 7,65mm, segundo normas da Portaria Nº 3.233/2012/DG/DPF, de 10 de Dezembro de 2012.
______________________________________
Izaías Sousa

Exit mobile version