Inteligência

Como é realizada uma investigação de acidentes aéreos

Os acidentes aéreos são poucos comuns, levando em consideração o número de aeronaves que ocupam o espaço aéreo todos os dias e ao mesmo tempo, cruzando rotas pré-determinas pelo plano de voo e pelo controle do tráfego.

Investigação de acidentes aéreos

Contudo, quando acontece um acidente, dezenas de pessoas são envolvidas nas investigações para descobrir as causas do mesmo, que pode ser resultado da intervenção humana, do clima e por problemas mecânicos, além de outros fatores.

Havendo um acidente aéreo, entra em cena o setor de investigação, que no Brasil o órgão responsável é o CENIPA, órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Investigação Militar

As investigações feitas pelo órgão são independentes, ou seja, ela ocorre mesmo que haja outras investigações em curso, como o que apura as responsabilidades pelo acidente, conforme o Art.  88-B do  Código Brasileiro da Aeronáutica.

NO caso específico, as investigações sobre o acidente ocorrem mesmo que haja uma investigação judicial em andamento, por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM).

Coleta de Dados

Durante  a  fase  de  coleta  de  dados,  os  investigadores realizam a Ação Inicial, a fim de  buscar  as  evidências  no  local  da  ocorrência.  A  ação  inicial  deve  ser  iniciada  com  o  menor intervalo de tempo possível, de modo a permitir que o local tenha sofrido nenhuma ou  o  mínimo  possível  de  alteração  ou  perda  de  evidências  (exemplo:  exposição  à  chuva).

Quando as ocorrências são observadas sobre o solo, marcas deixadas no terreno, nas construções  e  árvores  no  entorno,  bem  como  a  distribuição  dos  destroços  sobre  o  terreno,  são evidências importantes para que se possa avaliar a trajetória de impacto, a energia envolvida, se houve desintegração em voo, etc.

Na sequência são levantados os documentos afetos aos tripulantes (caderneta de voo, certificado  médico  aeronáutico…)  e  aeronave  (caderneta   de   motor,   hélice,   registros   de   manutenção  realizadas…),  encaminhado  o  material  para  testes  e  análises,  e  realizadas   pesquisas,  entrevistas,  extração  de  dados  de  gravadores de voz e dados (CVR).

Equipamentos como motores e caixas de transmissões  são,  normalmente,  encaminha dos para verificação em oficinas credenciadas ou para o próprio fabricante e necessitam do acompanhamento  do  militar  da  ComInvAAer  encarregado  pela  investigação  ou,  preferencialmente,  do  encarregado  pelo  Fator  Material.  Também  é  possível  a  presença  de outros especialistas, caso se julgue necessária.

Análise dos dados

Na  fase  de  análise  de  dados,  são  avaliados  os  documentos  e  dados  obtidos  na  fase   anterior,   avaliados   todos   os   laudos   de  testes  e  pesquisas  solicitados,  levantados  os  fatos,  criadas  as  hipóteses  e  gerada  a    análise    com    as    conclusões    obtidas.

Fato  importante  a  ser  ressaltado  é  que  essa   segunda   fase   muitas   vezes   ocorre   em  paralelo  com  a  coleta  de  dados  pois,  durante  a  análise  dos  dados  obtidos  na  fase  anterior,  perguntas  adicionais  podem  surgir  e  requerer  maior  coleta  de  dados,  pesquisas  ou  mesmo  o  emprego  de  simulações

Equipamentos eletrônicos

A   investigação   transcorre   como   um   grande   quebra-cabeça.   No   início,   o   que   se  tem  são  as  diversas  peças  em  completa  desordem.  Com  o  desenrolar  dos  dados  levantados  da  ação  inicial,  da  aeronave,  dos  tripulantes,  das  entrevistas,  dos  testes  e  pesquisas,  dos  gravadores  de  voo  e  voz,  etc.,  a  imagem  começa  a  surgir,  até  que,  com  a  continuidade dos trabalhos, a foto completa ou    parcial    do    quebra-cabeça    emerge.

De  fato,  nem  sempre  a  investigação  será  conclusiva.  Por  vezes,  será  necessário  se  utilizar  de  hipóteses  para  se  chegar  à  conclusão  mais  próxima  do  que  realmente  ocorreu.

Emissão de relatório sobre o acidente

Quando   terminada   a   investigação,   é   emitido o relatório preliminar pela ComInvA-Aer e, posteriormente, o relatório final pelo SIPAAerM, nos quais constam, detalhadamente, todos os fatores que possam ter contribuído para  a  ocorrência  e  as  respectivas  recomendações de segurança, estas com o endereçamento  aos  responsáveis  pelo  cumprimento.
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Artigo publicado na Revista da Aviação Naval

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