Com alta tecnologia empregada, as câmeras inteligentes que identificam pessoas pela leitura facial, por movimento e até pela cor da roupa são as novas ferramentas usadas pela Prefeitura de São Paulo dentro dos projetos de segurança pública.
Câmeras inteligentes na segurança
O desafio para as autoridades e para o serviço de monitoramento é identificar pessoas suspeitas sem comprometer a privacidade de outras, desafios que estão sendo discutidos com as novas câmeras e equipamentos de identificação de pessoas em locais públicos.
Segundo dados do governo de São Paulo, por meio do projeto “Muralha Digital”, houve a redução de 43% no número de roubo de veículos, dados projetados nas regiões de Curitiba e Santo André, no ABC paulista.
Aliadas da segurança pública
As câmeras inteligentes fazem a leitura das placas dos veículos suspeitos e transfere os dados de rastreamento para um centro de controle da Polícia Militar, de onde partem as ações de busca. O projeto está inserido dentro do Smart Sampa.
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos (SP), vem usando a tecnologia de identificação que, desde 2020, houve redução de 33% nas ocorrências de roubos. Isso demonstra o quanto os equipamentos de segurança inteligentes são importantes na dentro da política de segurança pública.
Pelo menos 10 mil câmeras inteligentes estão em uso no Estado de São Paulo, com previsão para a compra de mais 20 unidades até o fim do ano, ao custo de R$ 9,8 milhões por mês. Com alta tecnologias empregadas na segurança pública e privada, a guerra contra o crime torna mais eficiente, com menores custos no emprego de homens, viaturas e logística operacional.
Proteção de dados e privacidade
Somente na região central e na Cracolândia, há uma estimativa do emprego de 3 mi câmeras com inteligência artificial como aliada. A questão se esbarra, agora, na falta de infraestrutura para armazenar os dados de forma segura, protegendo a privacidade das pessoas, além de garantir que as imagens estejam em plataformas robustas para a preservação dos dados.
A eficiência das câmeras inteligentes:
Prevenção de crimes: As câmeras de segurança com IA ajudam a dissuadir a criminalidade, tornando os locais mais seguros e reduzindo as chances de atividades ilícitas.
A integração da IA: permite uma detecção automática de atividades suspeitas, permitindo uma resposta imediata por parte das autoridades ou equipes de segurança.
Identificação precisa de ameaças: A IA pode reconhecer padrões e comportamentos incomuns, ajudando na identificação de possíveis ameaças e na prevenção de incidentes graves.
Melhoria da eficiência operacional: Com a automação fornecida pela inteligência artificial, as operações de monitoramento de segurança podem ser mais eficientes, liberando recursos humanos para tarefas mais estratégicas.
Evidências forenses: As gravações de vídeo geradas pelas câmeras de segurança com IA podem servir como evidências cruciais em investigações criminais, contribuindo para a aplicação da lei e a busca por justiça.
_________________________________
Izaías Sousa