A Polícia Militar de São Paulo já recebeu parte da nova frota de viaturas que vão patrulhar as ruas da maior metrópole do País, sendo as SUVs Corolla Cross, que custaram R$ 12 milhões.
Viaturas da polícia de São Paulo
Pelo menos 63 viaturas foram entregues pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), veículos fabricados pela gingante Toyota. A escolha das SUVs ocorreu por questão de logística e tendência de mercado.
Os veículos que serão usados no policiamento passam por rigorosos testes antes que sejam adquiridas pelos governos estaduais, cujo objetivo é o de assegurar que o modelo atenda as especificações de policiamento motorizado.
Teste das viaturas
Dentre os vários testes que são realizados nos veículos está o chamado “teste de alce”, quando a viatura desloca de uma pista para outra em manobra brusca, assegurando que, ao desviar de um animal na pista, por exemplo, o veículo possa voltar para o outro lado da pista em segurança.
A avaliação faz parte das exigências da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Em outros estados como Goiás, a frota de viaturas são locadas por meio de processo de licitação, o que gera economia para o Estado com a compra de novas viaturas que são substituídas a cada dois anos.