Connect with us

Segurança Privada

O que faz um profissional da segurança de eventos

Um que faz um profissional da segurança de eventos

Um profissional da Segurança de Eventos atua na proteção das pessoas e do patrimônio em médios e grandes eventos sociais, sempre contratado por empresas da segurança privada devidamente credenciadas pela a Polícia Federal.

Profissional da Segurança de Eventos

Portanto, para quem deseja trabalhar na segurança de eventos, é preciso que passe primeiro pelo Curso de Formação de Vigilante, e seja contratado por uma empresa devidamente licenciada para a prestação deste tipo de atividade.

Porém, não basta que o profissional tenha o curso de vigilante e esteja com a CNV (Carteira Nacional do Vigilante) em dia. É preciso que ele tenha também o Curso de Extensão em Segurança de Eventos, que é permitido após um ano de formação como vigilante, segundo norma da Portaria Nº 18.045, de 17 de abril de 2023.

Empresa de Segurança Privada

Desta forma, para que os produtores de grandes eventos possam contratar profissionais para a segurança do público e dos convidados presentes, é necessário ter um contrato com uma empresa de segurança privada devidamente licenciada.

Em outras hipóteses, é possível que a organização de eventos possa contratar pessoal de apoio logístico, de controle de bilheteria e de guias para visitantes, desde que não exerça qualquer atividade de segurança no local ou em suas imediações.

Vigilantes

No caso dos profissionais vigilantes devidamente contratados por uma empresa de segurança privada, eles deverão usar uniformes de identificação como segurança e com cores padronizadas, além de receber os equipamentos necessários para o exercício da função durante o evento.

Da mesma forma, os veículos usados pela equipe de segurança devem seguir as normas vigentes, com identificação, sinais luminosos, sirenes e local seguro para guarda de equipamentos de segurança e armas.

Normas de segurança em eventos

Antes e durante o evento, os seguranças (vigilantes) devem fazer varredura em locais onde podem ser escondidas armas, drogas e outros materiais que representam risco contra a segurança dos frequentadores e dos convidados.

Isso abrange várias dependências, tais como: sanitários, refeitórios, nas imediações dos palcos de apresentação, nas arquibancadas, e em outros locais onde há a possibilidade de ocultar pessoas suspeitas ou objetos perigosos, incluindo armas, explosivos, drogas e outros.


___________________________________
Izaías Sousa
Instrutor e Especialista em Segurança Pública e Privada

 

Advertisement

SEGURANÇA PÚBLICA

SEGURANÇA PRIVADA

EMPRESARIAL

TECNOLOGIA

Copyright © 2017 Revista Segurança. Segurança Pública e Privada.