Segurança Privada

Qual a diferença entre Segurança Privada e Patrimonial

Na área de segurança privada e patrimonial, muitas vezes surgem muitas perguntas sobre a diferença entre os dois termos ou serviços. Enquanto a segurança privada trata de serviço voltados para a segurança de forma genérica, incluindo na segurança eletrônica, a segurança patrimonial é o ramo da segurança que cuida especificamente da proteção patrimonial e seus valores, sejam eles materiais ou imateriais.

O que faz a segurança patrimonial?

No real conceito da segurança patrimonial, é o nome dado ao conjunto de medidas tomadas por empresas ou organizações para evitar e prevenir riscos e ameaças potenciais ou reais que possam afetar seus bens e ativos.

Podemos dizer que, enquanto a segurança privada é um conjunto de ações voltadas para os processos de segurança como todo, incluindo nas áreas da segurança eletrônica, os profissionais que nela atuam nem sempre se dedicam na especialidade de proteção das empresas e organizações.

Segurança Privada

Para compreender melhor a diferença, podemos citar o exemplo de um profissional da segurança do trabalho, cuja especialidade é o de conduzir ou gerenciar processos votados para a segurança do trabalhador dentro de uma empresa.

Neste caso, ele está inserido dentro do processo da segurança privada, mas não no processo de proteção dos valores da empresa e de seus bens, materiais ou imateriais.

Segurança Eletrônica

Em outro exemplo, podemos citar o caso de um profissional que presta serviço na área de segurança eletrônica para uma determinada empresa. Mesmo ele estando atuando dentro do seguimento da segurança privada, sua especialização é na segurança eletrônica, e não patrimonial especificamente.

Um gestor de segurança que presta serviço para a proteção dos valores da empresa, da imagem da empresa e dos processos de segurança mais dedicados, incluindo dos bens e serviços, podemos dizer que ele se dedica à proteção patrimonial, podendo, inclusive, gerenciar o trabalho de outros profissionais citados acima, atendendo aos interesses da corporação (empresa).

Serviço de vigilância

Podemos citar, ainda, o profissional vigilante, que presta serviço para uma empresa privada, porém, o trabalho é executado dentro do conceito da segurança patrimonial, como é o exemplo da vigilância em uma agência bancária. Neste caso, o vigilante é contratado por uma empresa privada, mas presta serviço de segurança patrimonial.
___________________________________
Izaías Sousa

Exit mobile version