A Gestão de Segurança Pública e Privada é uma área do conhecimento voltado para a prática de segurança das empresas, como o próprio nome sugere. A gestão faz parte de um gerenciamento de ações e práticas, cujo objetivo é o de promover a proteção patrimonial e dos valores das empresas.
O que é Gestão de Segurança Pública e Privada?
No Brasil, há várias faculdades que oferecem o Curso de Gestão de Segurança, tanto na área técnica quanto de nível superior. O curso de Gestão de Segurança na área técnica pode ter a duração entre 3 a 12 meses. Já em nível superior, a duração é de quatro anos.
O profissional da Gestão de Segurança pode seguir carreira e aplicar seus conhecimentos em vários setores, prestando serviços para empresas públicas ou privadas, desenvolvendo Planos de Segurança Corporativa e outras atividades típicas da profissão
Curso de Gestão de Segurança
Hoje, milhares de jovens e adultos estão se formando na área da Gestão de Segurança para prestar concurso público para a carreira policial, porém, vale lembrar que o curso, de forma isolada, não oferece o conhecimento necessário para as provas aplicadas em um concurso público.
Atividades da Gestão de Segurança
Gestão de Riscos Corporativos; Gerenciamento de Crises na Segurança Pública e Privada; Processo de Segurança Corporativa; Proteção da Imagem e dos Valores das Empresas; Aspectos da Segurança Pública; Gestão de Segurança para Grandes Eventos; Gestão de Crises Corporativas; Segurança Empresarial Orgânica; Análise de Riscos de Mercado e outras.
Os temas apresentados acima nem sempre fazem parte dos cursos disponíveis no mercado, já que as faculdades acabam não aplicando os conteúdos em sua forma prática, limitando as disciplinas na área do conhecimento sobre Direito Penal, Administrativo e Criminal.
Mercado de Trabalho
Para que deseja atuar no mercado da Gestão de Segurança Pública e Privada, é preciso, além de um curso técnico ou superior, conhecer outras normas e rotinas de proteção patrimonial, principalmente no estudo das matérias apresentadas acima.
Embora o mercado ainda é carente de profissionais qualificados para o processo de Gestão de Segurança, a procura por tais profissionais também são muito reduzidas, já que as médias e grandes empresas do Brasil não têm a cultura de práticas de gestão de proteção empresarial, serviço que fica limitado ao setor jurídico das empresas, do departamento pessoal, além do setor de segurança do trabalho.
___________________________________
Izaías Sousa