Segurança Pública

Delegado da Polícia Federal é o novo secretário da Interpol

Aos 43 anos, um delegado da Polícia Federal do Brasil (PF) foi nomeado como secretário-geral da Interpol, um dos cargos mais relevantes da maior organização de segurança internacional do mundo.

Brasileiro secretário da Interpol

Valdecy Urquiza teve seu nome escolhido durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada no Reino Unido, onde recebeu também a chancela do comitê executivo da instituição.

Dos 145 representantes que votaram durante a Assembleia Geral, maioria deles aprovaram o nome de Valdecy Urquiza para o cargo, em reunião que teve a participação dos 196 países-membros.

Histórico do cargo

Urquiza faz parte de um seleto grupo de pessoas que já assumiram o cargo de secretário-geral da Interpol, no total de oito pessoas ao longo de 101 anos de existência da organização de segurança.

Para assumir o cargo, o brasileiro vai mudar com a família para a cidade de Lyon, na França, onde está a sede da Interpol.

Projetos de atuação

Para o brasileiro, sua gestão terá três pilares: tecnologia, inclusão e integridade. Sua bandeira de atuação já foi declarada em entrevista, que é combater, em escala global, o abuso infantil on-line e levar, aos países em desenvolvimento, novas tecnologias de combate ao crime.

Carreira profissional

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.

Nascido em São Luís/MA, ele será responsável por liderar a organização em seus esforços globais de combate ao crime transnacional e fortalecimento da cooperação policial internacional.

Exit mobile version