Connect with us

Segurança Corporativa

Conheça o mercado de trabalho para o Gestor de Segurança

Published

on

Conheça o mercado de trabalho para o Gestor de Segurança

Para conquistar o mercado de trabalho, o Gestor de Segurança deve percorrer um longo caminho e dedicando horas em estudos para conhecer de forma mais profunda a profissão.

Gestor de Segurança

No Brasil, há centenas de faculdades que oferecem o curso de Gestão de Segurança para jovens e adultos, porém, há uma grande lacuna nas grades curriculares, como veremos a seguir.

O mercado da Gestão de Segurança é carente de profissionais realmente habilitados, o que é diferente de possuir um diploma ou um certificado de Gestão de Segurança Pública e Privada (GSPP). Os currículos abordam temas mais voltados para o Direito e Segurança Pública, sem módulos práticos e até técnicos sobre normas, regulamentos e rotinas que devem ser dominadas pelo profissional.

Curso de Gestão de Segurança

Na verdade, as empresas estão vendendo cursos com o olhar na preparação para concurso público, principalmente para a carreira policial, sem que haja módulos que ensinam o aluno sobre o processo de gestão de segurança na prática, incluindo matérias como:

O Mercado da Segurança Pública e Privada; o Processo de Inteligência na Gestão de Segurança; a Prevenção de Acidentes; o Gerenciamento de Crises na Segurança; a Figura do Gestor na Mediação de Crises; a Gestão de Segurança na Proteção de Bens; do Patrimônio e das Pessoas, entre outros temas de interesse dos futuros profissionais.

Profissionais capacitados

No Brasil, as médias e grandes empresas não têm o hábito de contratar Gestores de Segurança, pois, na maioria das vezes, o referido profissional é reconhecido como sendo o Técnico de Segurança do Trabalho, que também é um Gestor de Segurança, porém, com treinamento voltado exclusivamente para as normas e rotinas da segurança do trabalhador.

Por outro lado, médias e grandes empresas contratam advogados e contadores que também atuam como Gestores de Segurança Jurídica e Econômica, mas, também, não são os profissionais indicados para os demais processos de segurança empresarial, sejam dentro das empresas públicas ou privadas.

Segurança Corporativa e Empresarial

Todos são importantes no processo de proteção empresarial, mas, na prática, nem todos conhece o verdadeiro perfil do Gestor de Segurança — e suas habilidades na proteção da imagem da empresa, na marca que ela produz, e nos riscos corporativos cada dia mais ameaçadores, como os crimes cibernéticos, estelionatos, crimes contra a imagem da corporação, desvio de insumos e produtos, falhas de segurança na linha de produção, de distribuição de estoque, dentre outros.

O Gestor de Segurança pode atuar em uma vasta linha de proteção dentro de uma organização, sendo ele um profissional que deve ser tão eficiente quanto os demais que prestam serviço dentro da corporação, incluindo no departamento pessoal, no setor de recrutamento de funcionários, no sistema de vigilância privada, seja ela própria ou terceirizada, no sistema de compliance e outros setores.

__________________________________________
Izaías Sousa
Especialista em Segurança Corporativa

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segurança Corporativa

Normas e protocolos de segurança em hotéis e congêneres

Published

on

By

Normas e protocolos de segurança em hotéis e congêneres

A segurança em hotéis ainda é uma modalidade de segurança bem recente no Brasil, que é administrada por empresas de vigilância, ou mesmo por profissionais devidamente qualificados que prestam serviço na área específica, tais como os gestores de segurança privada.

Normas de segurança em hotéis

Com um leque muito extenso de serviços, o setor da segurança privada vem crescendo nos últimos 20 anos, o que representa uma fatia representativa no mercado de trabalho e geração de emprego e renda.

No setor de hotelaria e congêneres, a segurança de hotéis exige protocolos e regras importantes a serem seguidas e implementadas pelas empresas do setor, já que a segurança dos hóspedes e frequentadores transmite aos clientes uma maior comodidade no local.

Protocolos da Gestão de Segurança

O agente de segurança de hotéis ou mesmo o gestor de segurança deve conhecer os protocolos a serem seguidos, pois são eles os responsáveis pelos sistemas que vão garantir a proteção dos clientes.

Vejamos alguns aspectos da segurança de hotéis:

  • Segurança no Controle de Entrada e Saídas de Veículos;
  • Segurança no Desembarque de Clientes:
  • Segurança no Transporte de Passageiros e Bagagens;
  • Segurança nos Apartamentos;
  • Segurança no Setor de Alimentação;
  • Segurança no Setor de Monitoramento Eletrônico;
  • Vigilância Interna e Externa;
  • Segurança e Plano de Emergência;
  • Segurança e Prevenção de Acidentes;
  • Segurança em Áreas de Recreação.

Controle de entrada e saídas de veículos

Na área de acesso de veículos, é necessário protocolos de controle de acesso rigoroso por meio de equipamentos eletrônicos e de pessoal devidamente treinado para receber os hóspedes, visitantes e empresas de entrega e recolhimentos de produtos.

Cada hóspede deve ter sua ficha de cadastro na recepção compartilhada no controle de acesso de estacionamento, tais como o número de apartamento onde está hospedado, seu nome completo, número de documento pessoal e placa do veículo.

Segurança no desembarque de clientes

No desembarque de clientes, a segurança em hotéis deve possuir em seu corpo pessoas bem treinadas para recepcionar os clientes e dar destino a sua bagagem, depois de catalogadas com os dados dos proprietários para controle interno do hotel, evitando o extravio e outros inconvenientes. Os grandes hotéis deve possuir sistema de leitura de bagagens no sentido de controlar a entrada de armas, desde que o protocolo seja previamente comunicado ao hóspede antes da contração do serviço.

Transporte de passageiros e bagagens

A segurança no transporte de passageiros e bagagens das rodoviárias e aeroportos para o hotel deve possuir equipe treinada, seguindo roteiros específicos até o destino final. As bagagens devem ser catalogadas e numeradas no momento do embarque, se possível na presença do proprietário, com lacres para comprovar que as malas não foram abertas no percurso.

Segurança nos apartamentos

Quanto à segurança nos apartamentos, é necessário que o serviço de hotelaria e limpeza esteja sempre em sintonia com o serviço de segurança, no sentido de vistoriar os quartos antes e depois da entrada e saída dos hospedes de forma definitiva. Isso garante que o apartamento foi vistoriado, e que nenhum pertence foi esquecido no local, e que nenhum material de risco ou que representa ameaça ao próximo cliente seja deixado no quarto, deixando-o totalmente limpo e higienizado.

Segurança no setor de alimentação

No setor de alimentação, o serviço de segurança de hotéis deve conhecer normas básicas sanitário em alimentação e manipulação de alimentos, já que ele será um elo entre os cozinheiros, o profissional de nutrição e o chef de cozinha. Ele também deve estar atento ao licenciamento governamental, como os Alvarás Sanitários e de Desinfecção.

A equipe que trabalha no setor de alimentação deve usar vestuário próprio durante o trabalho, além de possuir na ficha de empregados copias dos cartões de vacinação em dia contra doenças infectocontagiosas.

Monitoramento eletrônico

O serviço de monitoramento eletrônico de hotéis pode estar subordinado ao chefe de segurança. Portanto, ele deve estar atento quanto ao funcionamento dos equipamentos, e assegurar que as cópias de filmagens estejam sendo guardadas dentro do prazo específico. Isso abrange as câmeras de segurança interna, externa, do controle de acesso e nas áreas de recreação. Em caso de acidente ou incidente, as imagens são as provas reais do que aconteceu naquele momento em determinado local do estabelecimento de hospedagem.

Vigilância interna e externa

A vigilância interna e externa pode ser feita por empresas de vigilância, porem, tal serviço deve estar subordinado ao setor de segurança da empresa. Ele também pode ser feito pela a própria equipe de segurança do estabelecimento, que, ao constatar alguma irregularidade ou risco, os órgãos de segurança pública devem ser acionados, ou os próprios vigilantes das empresas especializadas, que geralmente trabalham armados.

Segurança e plano de emergência

Toda empresa deve possuir um Plano de Emergência devidamente assinado por um profissional da área, tais como um Gestor de Segurança, um profissional da Defesa Civil, ou por um Técnico de Segurança do Trabalho, cada um dentro de sua área de atuação. É no Plano de Emergência que os profissionais que trabalham no hotel irão adotar medidas necessárias em caso de um acidente ou incidente, como modo de evacuação de pessoas, controle de pânico, combate a incêndio, primeiros socorros, acionamento de serviços de socorros e forças policiais e outros. O treinamento do pessoal deve ser feito com base no Plano de Emergência.

Prevenção de acidentes

Ainda dentro do Plano de Emergência, deve constar a Prevenção de Acidentes, pois é melhor previr a equipe do que usar outras medidas consideradas tardias, principalmente em casos de emergência, como acidentes, incidentes, crimes e atos de violência dentro de um hotel e seus clientes. A prevenção pode ser feita por cada profissional de suas respectivas áreas de atuação.

Áreas de recreação

Quanto à segurança nas áreas de recreação, geralmente fica na responsabilidade dos Técnicos de Segurança dos Equipamentos, tais como nas piscinas, brinquedos, limpeza e desinfecção de água, equipamentos de segurança de recreação e outros.

Em tais ambientes, é necessária a presença constante de monitores devidamente uniformizados, com coletes coloridos nas cores verdes ou laranja. Isso os identifica como monitores, que também deve estar grafados na frente e nas costas para melhor identificação. É comum o afogamento de pessoas em piscinas, principalmente crianças.  Os monitores devem possuir curso de primeiros socorros.
_____________________________________________

Izaías Sousa

Continue Reading

Segurança Corporativa

A importância dos Equipamentos de Segurança do Trabalho

Published

on

By

A importância dos Equipamentos de Segurança do Trabalho

Neste artigo, vamos comentar um pouco sobre a importância dos equipamentos de Segurança do Trabalho, algo muito importante, tanto para os Técnicos de Segurança quanto para as empresas e para os trabalhadores.

Equipamentos de Segurança do Trabalho

Os equipamentos de Segurança do Trabalho são exigidos pelas normas técnicas e pelos órgãos de controle das atividades que oferecem risco aos trabalhadores. O órgão máximo de controle está à cargo do Ministério de Trabalho e Emprego.

No Brasil, a Consolidação das Leis Trabalhistas se deu em 1943, pelo decreto N° 5.452. Este decreto aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), referindo-se em um dos seus parágrafos à Saúde e Segurança do Trabalho.

Equipamentos de Segurança EPI

Toda empresa tem por obrigação a de promover um ambiente que garanta a proteção dos trabalhadores, incluindo a contração de um responsável técnico que fiscalize o cumprimento das normativas de segurança.

Além de proteger os trabalhadores, os equipamentos de segurança do trabalho geram credibilidade para as empresas, além de gerar segurança jurídica, protegendo a imagem da corporação caso haja qualquer acidente de trabalho, seja com ferimentos ou com vítimas fatais.

Saúde e Segurança do Trabalhador

Uma empresa que faz investimento na saúde e na segurança dos trabalhadores não tem muita aceitação no mercado, o que vale para todas as áreas, e não somente para o setor de construção civil, como um dos que mais emprega trabalhadores no Brasil.

Por outro lado, as empresas que vendem ou alugam equipamentos de segurança do trabalho devem estar registradas nos órgãos competentes, pois elas precisam ser idôneas, oferecendo produtos certificados e de alta qualidade para o mercado, garantido desta forma que não haverá falhas nos produtos que comprometa a segurança dos funcionários de qualquer área trabalhistas.

Quem fiscaliza a Segurança do Trabalho?

São vários os órgãos que podem fiscalizar as normas de Segurança do Trabalhador, dentre eles podemos citar o Ministério do Trabalho; a Receita Federal; a Vigilância Sanitária; o Corpo de Bombeiros e outros. Além destes, podemos citar o mais representativo órgão de controle, que é o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Responsáveis pela Segurança do Trabalho

O empregador é o principal responsável pela segurança do trabalho em uma empresa. Ele tem como obrigação garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários, além de fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e capacitar os trabalhadores para a realização de suas atividades.
______________________________
Izaías Sousa

Continue Reading

Segurança Corporativa

Faltou Gestão de Segurança nos cartórios e museus do RS

Published

on

By

Faltou Gestão de Segurança nos cartórios e museus do RS

Vários museus e cartórios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas enchentes que atingiram mais de 2 milhões de pessoas, deixando mais de 150 mortos e outras milhares desabrigadas por consequências das chuvas.

Gestão de Segurança para museus

Ao todo, foram mais de 700 bens culturais atingidos pelas chuvas, incluindo prédios históricos, conjuntos arquitetônicos e sítios arqueológicos.

Segundo a CNN, foram registrados 98 municípios com bens culturais danificados, entre eles, estão mais de 650 sítios arqueológicos e pelo menos 28 bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O cartório de Galópolis, em Caxias do Sul, foi um dos vários que foram afetados pelas cheias, cujo acervos históricos ficaram seriamente danificados. Os acervos documentais, com cerca de 400 registros, remota aos anos de 1914.

Além dele, outros cartórios e museus históricos do Rio Grande do Sul perderam parte ou todo acervo de obras que relatavam a história do RS e suas tradições políticas, artísticas e culturais.

Plano de Gestão de Riscos

Segundo o especialista em segurança corporativa Izaias Sousa, os museus e cartórios devem possuir um plano de Gestão de Riscos no sentido de garantir a integridade dos documentos e obras históricas.

No caso de obras documentais, é preciso que haja investimento em processos de digitalização de documentos, o que garante copias das obras físicas em caso de perdas por catástrofes naturais, acidentes ou incidentes.

Em relação às obras físicas, é preciso que haja um plano de Gestão de Riscos voltados para a retirada das obras no menor tempo possível, principalmente quando há aviso de riscos ambientais ou de grandes cheias, como ocorrida no Rio Grande do Sul.

O que deve estar no Plano?

O plano consiste em retirada das obras que serão levadas para um local seguro até que a situação volte à normalidade. Surge a pergunta: e quando os acidentes ou incidentes não emitem avisos prévios?

Por este e outros motivos que há a necessidade de um Plano de Prevenção de Riscos em casos de fenômenos imprevisíveis, com equipes sempre de plantão para a retirada das obras no menor tempo possível tão logo haja os primeiros avisos de evacuação de uma área.

Perdas de obras culturais

Há prejuízos que podem ser recuperados no decorrer dos anos, porém, obras históricas documentadas, sejam por meio da escrita, pintura, fotos, vídeos ou em outros formatos jamais poderão ser recuperadas em sua qualidade total, outras vezes poderão passar por processo de restauração, perdendo sua originalidade e valor histórico.

Riscos Corporativos

A Gestão de Riscos Corporativos é tão importante quanto as obras expostas para a visitação pública, incluindo os acervos documentais e de obras físicas, que são parte da história de um País, estado ou de um município.

Nos Planos de Gerenciamento de Riscos deve prever todo e qualquer tipo de ameaças que podem ser gerenciadas antes que haja perdas irrecuperáveis, incluindo na segurança predial que pode estar sujeitas às inundações, incêndios, desabamentos e outros riscos corporativos.

Foto de Museu: Jornal CNN

Continue Reading

SEGURANÇA PRIVADA

Segurança clandestina compromete a marca da empresa Segurança clandestina compromete a marca da empresa
Segurança Privada5 meses ago

Segurança clandestina compromete a marca da empresa

Empresas de segurança privada ilegais e que agem na clandestinidade podem comprometer a marca e a reputação das empresas, bem...

Contrato de namoro é questão de segurança pessoal Contrato de namoro é questão de segurança pessoal
Segurança Privada10 meses ago

Contrato de namoro é questão de segurança pessoal

A nova tendência na proteção pessoal agora vem sendo discutido no âmbito de um contrato de namoro, que em tese,...

Profissão de vigilante ameaçada pela tecnologia eletrônica Profissão de vigilante ameaçada pela tecnologia eletrônica
Segurança Privada10 meses ago

Profissão de vigilante ameaçada pela segurança eletrônica

Com novas tendências tecnológicas no mercado de segurança privada, a profissão de vigilante e dos porteiros vêm sendo ameaçada e...

Mercado da segurança privada no Brasil em números e dados Mercado da segurança privada no Brasil em números e dados
Segurança Privada10 meses ago

Mercado da segurança privada no Brasil em números e dados

Um mercado com mais de 500 mil profissionais, a segurança privada no Brasil passa por um momento crítico, o que...

Polícia Federal fecha empresas com segurança clandestina Polícia Federal fecha empresas com segurança clandestina
Segurança Privada10 meses ago

Polícia Federal fecha empresas com segurança clandestina

Por meio da Operação Segurança Legal, a Polícia Federal (PF) vem atuando no sentido de identificar e combater a prestação...

A importância do contrato confidencial nas empresas de segurança A importância do contrato confidencial nas empresas de segurança
Segurança Privada10 meses ago

A importância do contrato confidencial nas empresas de segurança

Garantir que nossas informações serão protegias e que não caia nas mãos erradas deve fazer parte no momento da contratação...

Conheça o mercado da Segurança Pessoal Privada (VIP) Conheça o mercado da Segurança Pessoal Privada (VIP)
Segurança Privada10 meses ago

Conheça o mercado da Segurança Pessoal Privada (VIP)

O mercado da segurança pessoal privada vem ganhando simpatizantes e pessoas interessadas em trabalhar na área. Neste artigo, vamos abordar...

INTELIGÊNCIA

SEXO E ESPIONAGEM SEXO E ESPIONAGEM
Inteligência2 meses ago

Como o sexo foi um aliado no campo da espionagem

Na era da espionagem, principalmente na Guerra Fria, vários países usavam as tecnologias existentes naquele período para conhecer seus inimigos...

Audiência debate ações de inteligência e investigação na segurança Audiência debate ações de inteligência e investigação na segurança
Inteligência10 meses ago

Audiência debate ações de inteligência na segurança

Promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as ações de inteligência e investigação no âmbito da segurança pública foram temas debatidos...

Os segredos por trás da busca por pessoas desaparecidas Os segredos por trás da busca por pessoas desaparecidas
Inteligência10 meses ago

Os segredos por trás da busca por pessoas desaparecidas

A busca por pessoas desaparecidas é uma tarefa que exige uma combinação única de habilidades, recursos e determinação. Por trás...

Detetive Particular: o poder da investigação privada na era digital Detetive Particular: o poder da investigação privada na era digital
Inteligência10 meses ago

Detetive Particular: o poder da investigação privada na era digital

Nos tempos modernos, a profissão de detetive particular passou por uma transformação significativa com o avanço da tecnologia digital. Anteriormente,...

Sherlock Holmes contribuiu com a investigação criminal no Brasil Sherlock Holmes contribuiu com a investigação criminal no Brasil
Inteligência10 meses ago

Sherlock Holmes contribuiu com a investigação criminal no Brasil

Em 1913, o polícia de São Paulo passava por seu pior momento em termos de investigação criminal e identificação de...

A profissão do Perito Criminal Particular no âmbito da Justiça A profissão do Perito Criminal Particular no âmbito da Justiça
Inteligência10 meses ago

A profissão do Perito Criminal Particular no âmbito da Justiça

A profissão de Perito Criminal Particular tem seu reconhecimento na legislação brasileira, garantindo o direito de atuação do profissional portador...

Como é realizada uma investigação de acidentes aéreos Como é realizada uma investigação de acidentes aéreos
Inteligência10 meses ago

Como é realizada uma investigação de acidentes aéreos

Os acidentes aéreos são poucos comuns, levando em consideração o número de aeronaves que ocupam o espaço aéreo todos os...

SEGURANÇA PÚBLICA

Trending

Copyright © 2017 Revista Segurança. Todos os Direitos Reservados - Brasil