Tecnologia

Como vender sistemas de segurança eletrônica

Para começar na vender sistemas de segurança eletrônica, é preciso conhecer bem o mercado e as novas tecnologias de proteção pessoal e patrimonial, bem como as plataformas utilizadas pelos diversos dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado.

Como vender Segurança Eletrônica

Há profissionais que se tornaram especialistas e sistemas de segurança eletrônica voltada para um único mercado, como por exemplo, a venda de equipamentos voltados para a segurança residencial e para empresas.

Comece com o primeiro passo mais importante: seja um empresário com inscrição de pessoa jurídica, podendo fazer o registro de sua empresa como Micro Empreendedor Individual, que deve atender sua necessidade nos primeiros passos.

Comprar e aplicar as margens de lucro

Neste mercado, o que vale é saber comprar para ter uma margem de lucro compensadora sem assustar a clientela. O segredo do mercado da segurança eletrônica está na hora de comprar os equipamentos dos fornecedores, seja no mercado brasileiro ou de empresas estrangeiras.

Equipamentos Certificados

Vale lembrar que, na hora de comprar equipamentos de segurança, é preciso ficar atento aos produtos oferecidos pelos fabricantes ou fornecedores. Os equipamentos devem seguir as normas vigentes no mercado brasileiro em relação à segurança dos usuários.

Os equipamentos e dispositivos de segurança eletrônica devem passar por testes de avaliação de segurança, cujos certificados são emitidos pelo Inmetro, e outros são certificados pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Antel), no caso de equipamentos de rádio comunicação, por exemplo. Nem todos os equipamentos de segurança passam pela aprovação dos órgãos citados, o que vai depender do modelo e da aplicação.

Capacitação Profissional de Segurança Eletrônica

Outra dica importante para quem deseja entrar no mercado da segurança eletrônica é a capacitação profissional, que pode ser feito em nível de curso livre ou técnico. Um curso na área de segurança privada é importante na carreira do profissional, já que a segurança eletrônica está muito ligada com a questão da segurança pública e privada.

No mesmo mercado de venda de sistemas de segurança, o profissional pode se especializar na manutenção dos equipamentos, o que pode ser uma segunda fonte de renda além da venda e instalação.

Empresas fornecedoras de equipamentos

Tenha cadastro junto às empresas fornecedoras de equipamentos de segurança confiáveis e reconhecidas no Brasil e em outros países que têm relação comercial com o Brasil. Desta forma, emitir nota fiscal com prazo de garantia do produto fica mais confortável e oferece uma margem de confiabilidade do consumidor.

Áreas da Segurança Eletrônica

Os sistemas de segurança eletrônica estão divididos por setores, tais como:

  • Câmeras de segurança.
  • Controle de acesso;
  • Iluminação e sensor de presença;
  • Portaria eletrônica e interfone;
  • Alarmes;
  • Cerca elétrica;
  • Sistema de alarme monitorado;
  • Sistema de combate a incêndio;
  • Sistema detector de inundação;
  • Alarmes automotivos;
  • Câmeras de monitoramento;
  • Equipamentos de prevenção de espionagem;
  • Segurança automotiva e outros dispositivos.

_______________________________________
Izaías Sousa
Especialista em Segurança Privada

Exit mobile version