Neste artigo, vamos comentar um pouco sobre a importância dos equipamentos de Segurança do Trabalho, algo muito importante, tanto para os Técnicos de Segurança quanto para as empresas e para os trabalhadores.
Equipamentos de Segurança do Trabalho
Os equipamentos de Segurança do Trabalho são exigidos pelas normas técnicas e pelos órgãos de controle das atividades que oferecem risco aos trabalhadores. O órgão máximo de controle está à cargo do Ministério de Trabalho e Emprego.
No Brasil, a Consolidação das Leis Trabalhistas se deu em 1943, pelo decreto N° 5.452. Este decreto aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), referindo-se em um dos seus parágrafos à Saúde e Segurança do Trabalho.
Equipamentos de Segurança EPI
Toda empresa tem por obrigação a de promover um ambiente que garanta a proteção dos trabalhadores, incluindo a contração de um responsável técnico que fiscalize o cumprimento das normativas de segurança.
Além de proteger os trabalhadores, os equipamentos de segurança do trabalho geram credibilidade para as empresas, além de gerar segurança jurídica, protegendo a imagem da corporação caso haja qualquer acidente de trabalho, seja com ferimentos ou com vítimas fatais.
Saúde e Segurança do Trabalhador
Uma empresa que faz investimento na saúde e na segurança dos trabalhadores não tem muita aceitação no mercado, o que vale para todas as áreas, e não somente para o setor de construção civil, como um dos que mais emprega trabalhadores no Brasil.
Por outro lado, as empresas que vendem ou alugam equipamentos de segurança do trabalho devem estar registradas nos órgãos competentes, pois elas precisam ser idôneas, oferecendo produtos certificados e de alta qualidade para o mercado, garantido desta forma que não haverá falhas nos produtos que comprometa a segurança dos funcionários de qualquer área trabalhistas.
Quem fiscaliza a Segurança do Trabalho?
São vários os órgãos que podem fiscalizar as normas de Segurança do Trabalhador, dentre eles podemos citar o Ministério do Trabalho; a Receita Federal; a Vigilância Sanitária; o Corpo de Bombeiros e outros. Além destes, podemos citar o mais representativo órgão de controle, que é o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Responsáveis pela Segurança do Trabalho
O empregador é o principal responsável pela segurança do trabalho em uma empresa. Ele tem como obrigação garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários, além de fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e capacitar os trabalhadores para a realização de suas atividades.
______________________________
Izaías Sousa