Connect with us

Segurança Privada

Gestão de Segurança em Grandes Eventos: como fazer?

Gestão de Segurança em Grandes Eventos: como fazer?

Gestão de Segurança é um mercado promissor em qualquer parte do mundo, levando em consideração que os governos, empresários e gestores estão em busca de profissionais que possam fazer análise de mercado para garantir a segurança das pessoas e da imagem das empresas envolvidas no evento.

Gestão de Segurança em Grandes Eventos

No mercado de grandes eventos, podemos apresentar o quanto o profissional da Gestão de Segurança é importante em todos os processos, que vai desde a preparação inicial até o final de um evento, seja ele de média ou grande proporção.

Na primeira parte, ainda na fase inicial, os organizadores de eventos precisam de projetos de segurança que, se bem arquitetado, poderá evitar riscos que podem comprometer a estrutura que levou meses para o seu planejamento.

Segurança privada em eventos

A segurança voltada para grandes eventos deve passar primeiro pelo olhar dos analistas e gestores de segurança, muitas vezes contratados por empresas de segurança privada ou pela própria organização, sejam para shows, workshop, palestras, eventos religiosos, esportivos, políticos e outros.

Um mapa da segurança deve ser uma cartilha escrita pelos especialistas em segurança pública e privada, profissionais que são habilitados a orientar e fazer análise de riscos para grandes eventos, levando em consideração os pontos fracos e fortes da equipe, do local onde será realizado, e o grau de proteção que será dispensado para os convidados, autoridades e personalidades presentes no evento.

Processos de segurança

O que ocorre, na maioria das vezes, é que a segurança em grandes eventos acaba ficando por conta das polícias militares, do guarda civil e dos vigilantes, sem que haja um profissional da Gestão de Segurança presente em todas as etapas da organização, incluindo na montagem de palcos, juntamente com as empresas responsáveis por esta parte, por exemplo.

Hoje, a Gestão de Segurança praticamente não é discutida pelos organizadores de grandes eventos, até mesmo pela falta de tais profissionais que estão realmente capacitados para atuarem junto às empresas organizadoras.

Tudo se resume em primeiros socorros, na segurança policial e na segurança promovida pelos profissionais vigilantes, o que não fecha o ciclo da proteção eficiente e devidamente projetada como deveria ser.

_____________________________________________
Izaías Sousa
Especialista em Segurança Privada

Advertisement

SEGURANÇA PÚBLICA

SEGURANÇA PRIVADA

EMPRESARIAL

TECNOLOGIA

Copyright © 2017 Revista Segurança. Segurança Pública e Privada.