Connect with us

Tecnologia

Força Aérea pode comprar caças F-16 usados dos EUA

Força Aérea pode comprar caças F-16 usados dos EUA

Prevendo economia na compra de caças da linha Gripen, modelo F-39, a Força Aérea Brasileira estuda a possibilidade de compra de um lote de caças modelo F-16 Fighting Falcon, dos Estados Unidos (EUA).

Caça F-16

Segundo nota do governo, no momento há um estudo sobre as negociações para a compra dos aviões militares F-16, cuja fase está na coleta de dados. Pelo menos 24 caças estariam em negociação entre o governo do Brasil com os Estados Unidos.

Com a compra dos caças Gripen F-39 da Suécia, inclusive com a transferência de tecnologia para que os aviões fossem montados no Brasil, o valor dos aviões mostrou que o Brasil teria um custo muito grande para manter as aeronaves suecas em relação aos caças F-16.

Tecnologia do caça Gripen

Lançado há mais de 50 anos, os aviões militares F-16 ainda são os mais usados pelas forças militares de vários países, devido sua versatilidade como aviões de combate, além do baixo custo de manutenção.

O contrato com a empresa sueca para montagem e transferência de tecnologia dos modelos Gripen foi assinado em 2014 no governo de Dilma Rousseff, começando com 36 aeronaves ao custo de US$ 4,5 bilhões.

Nota da Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon. A análise, no entanto, não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen.

Destaca-se, ainda, que, até o momento, não estão sendo realizadas negociações com governos ou empresas, nem foram definidas quantidades ou versões. As únicas interações realizadas sobre o tema tiveram como objetivo o levantamento de dados.

Copyright © 2017 Revista Segurança. Segurança Pública e Privada.